📖 DIA 04 | Quais os frutos? | #21diasdejejumeoração
“O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’' (Lucas 18.11-12).
Refletindo sobre essa oração feita por um fariseu, você concorda com ela? Cremos que não! Sabemos que não nos cabe falar essas coisas diante de Deus.
Deixando um pouco de lado a questão do orgulho e da presunção, um outro tema torna-se presente: o tipo de fé e de espiritualidade do fariseu. Sua pretensa santidade o descomprometia com o outro, o distanciava e o fazia juiz.
A espiritualidade cristã não nos permite algo assim. Não apenas porque nos iguala a todos sob o mesmo peso de sermos pecadores, mas também porque relaciona a vida na terra com a vida no céu, o relacionamento com as pessoas com o relacionamento com Deus. E isso é muito sério. Seguir a Jesus é ser chamado a uma espiritualidade que transforma nossas palavras e atitudes em oração, adoração e devoção.
Em outras palavras, não podemos ser uma pessoa diante de Deus e outra diante do nosso próximo 💡 Que valores e bandeiras levantamos? São as que Cristo levantaria? Expressam amor a Deus e ao próximo? Quanto mais amarmos, mais amor teremos para dar. Quanto mais acolhermos, perdoarmos, respeitarmos, compreendermos, mais frutos brotarão.
Podemos discordar da oração do fariseu, mas corremos o risco de fazer uma exatamente igual com nossas atitudes muitas vezes soberbas e julgadoras. Que nossa oração, que nossas palavras e nossas atitudes, revelem um coração quebrantado, humilde e que entende a graça de Cristo na horizontal e na vertical.
🙏 Ore:
• Para que Deus te dê um coração humilde;
• Para que você consiga olhar para o próximo com amor;
• Para que nesse momento de crise possamos ser a esperança para aqueles que não conhecem a Cristo.
Texto adaptado da OBPC.
Comments